Considere um cilindro ligado a um manômetro, contendo no seu interior um líquido puro (solvente). Considere outro cilindro, também ligado a um manômetro, só que contendo no seu interior um solvente misturado com um soluto X não-volátil (solução).
O abaixamento da pressão de vapor pode ser visualizado no gráfico a seguir:
Dessa forma chegamos a lei de Raoult: “O abaixamento relativo da pressão máxima de vapor de um líquido, produzido pela dissolução de uma substância não-volátil (dando solução molecular), é diretamente proporcional à concentração da solução em mol por quilograma de solvente (Mm).”
Esta mesma explicação pode ser evidenciada na seguinte apresentação:
Como forma de problematização deste tema sugere-se o questionamento sobre o motivo pelo qual a diferença de altitude influencia no cozimento de alimentos. Como pode ser evidenciado a seguir:
É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC. No entanto, se fervermos a água em Brasília, o valor da temperatura de ebulição será um pouco menor, aproximadamente igual a 98,3ºC. Isso ocorre porque Brasília possui uma altitude acima do nível do mar, possuindo uma pressão atmosférica menor e, com isso, o ponto de ebulição da água também será menor.
O processo também ocorre em altitudes inferiores ao nível do mar, como no exemplo:
Depois de realizada a problematização da atividade, torna-se necessária a realização da atividade experimental onde serão discutidos os conceitos abordados no inicio da postagem. Como atividade experimental. sugere-se a seguinte realizada com materiais de fácil aquisição e por ser realizada por estudante sem grandes riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário