terça-feira, 7 de julho de 2015

Conceitos sobre Tonoscopia

    Está é a primeira etapa da sequência didática, sendo destinada ao professor onde encontram-se os conceitos teóricos a serem abordados com os estudantes.

Considere um cilindro ligado a um manômetro, contendo no seu interior um líquido puro (solvente). Considere outro cilindro, também ligado a um manômetro, só que contendo no seu interior um solvente misturado com um soluto X não-volátil (solução). 

         A partir desta experiência, vamos notar que a pressão de vapor da solução é menor que a do solvente puro, isto ocorre, pois as partículas do soluto X consomem a energia cinética das moléculas do solvente, não permitindo que parte destas receba o estado de vapor. 

        As partículas dispersas formam uma barreira, dificultando a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa. 






         O abaixamento da pressão de vapor pode ser visualizado no gráfico a seguir:









              Dessa forma chegamos a lei de Raoult: “O abaixamento relativo da pressão máxima de vapor de um líquido, produzido pela dissolução de uma substância não-volátil (dando solução molecular), é diretamente proporcional à concentração da solução em mol por quilograma de solvente (Mm).”

Esta mesma explicação pode ser evidenciada na seguinte apresentação: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário